Técnica radiográfica extraoral que avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e dos maxilares com relação ao esqueleto facial, podendo assim avaliar os desvios dos planos oclusais e alterações pertinentes à intervenção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica. A radiografia cefalométrica é uma radiografia do crânio padronizada e reproduzível, a padronização é essencial para o desenvolvimento da cefalometria.
O principal valor dessas radiografias é o monitoramento do progresso do tratamento, por meio da realização de traçados cefalométricos manuais ou computadorizados.
Principais indicações:
NA ORTODONTIA:
- Diagnóstico inicial, confirmação de anormalidades esqueléticas e/ou de tecidos moles, orientação no plano de tratamento do paciente.
- Monitoramento do progresso do tratamento, por exemplo, na avaliação da necessidade de ancoragem e inclinação dos incisivos.
- Apreciação dos resultados alcançados, um ou dois meses antes da finalização do tratamento, no intuito de assegurar que os objetivos deste tenham sido alcançados e também para permitir o planejamento da estabilização.
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
- Avaliação pré-operatória dos padrões esqueléticos e de tecido mole.
- Auxílio ao plano de tratamento.
- Avaliação pós-operatória.