A radiografia panorâmica também chamada de ortopantomografia, é um exame radiológico extraoral essencial em odontologia, que possibilita recolher informações a respeito do segmento inferior da face, abaixo das órbitas.
Esta forma de diagnóstico é utilizada para avaliar estágio de erupção dentária, dentes ausentes, detecção da presença de anomalias dentárias, alterações de número de dentes, disposição dos dentes na arcada e provável trajeto de erupção, linhas de fraturas ósseas, presença de terceiros molares (popularmente conhecido como dente do siso) e seu posicionamento, avaliação da massa óssea existente, presença de restaurações e/ou de próteses dentárias, morfologia do côndilo, reabsorções ósseas e radiculares, granulomas, cistos, tumores, dentre outras aplicações.
Este exame é feito utilizando-se um aparelho denominado ortopantomógrafo, popularmente conhecido como aparelho de raios x panorâmico. O paciente fica posicionado de forma apropriada e imóvel, enquanto o aparelho move-se ao redor do mesmo emitindo radiação, após término da aquisição a imagem é estampa na tela computador, sendo portanto um exame de curtíssima duração.
Trata-se de um exame não invasivo e indolor, contudo, algumas precauções são necessárias, como o uso de avental de chumbo, principalmente em caso de senhoras grávidas, bem como a retirada de todos os acessórios metálicos que possam aparecer nas imagens radiográficas, como brincos e piercings.